segunda-feira, 10 de junho de 2013

Letra I


I

Inhame:

Origem: Sudeste da Ásia, África, é cultivado desde a Antigüidade.
Tipos: Há vários: inhame vermelho, inhame gigante ou inhame Açu, inhame branco, inhame chinês ou inhame japonês, inhame taioba, inhame de porco ou mangarito.
Modo de preparar: Cozinhar com ou sem casca, mas o ideal, é manter a casca, pois, nutrientes como vitaminas e minerais hidros solúveis não se perdem. Após tirar a casca, deixar imerso em água com vinagre, para não escurecer. Ao cozinhar, apenas cubra com água fervente salgada. Cortado em cubos de, aproximadamente, 2 por 2 centímetros, cozinhar por cerca de 5 minutos, portanto, em sopas, não misture com cenoura, por exemplo, que demora mais para cozinhar. Ao cozinhar inteiro, verifique com o garfo se já está macio. Após esfriar, puxe a casca com faca. Cozido, pode ser fritado, refogado ou passado em manteiga ou azeite e servido polvilhado com ervas, ou das maneiras descritas a seguir.
Modo de consumir: Como sempre lembramos, as maneiras de consumir são sempre variadas, em função da criatividade culinária de cada pessoa, porém, o inhame é muito utilizado na alimentação de crianças e idosos, por ser bastante energético e para dar mais consistência a sopas em geral, e as formas mais comuns de consumo são: Ensopados, bolos (salgados ou doce), Bolinhos fritos, tortas, saladas, massas de pizza, vitamina, no vapor, pão, purê, pastas, inhoque, cozinhado, sopa, biscoito, mousse e com mel ou melado.
Valor calórico: 100 gramas fornecem 102 calorias.
Indicação terapêutica: Remove impurezas do sangue, equilibra o sistema imunológico, previne - malária, dengue e febre amarela, aumenta a fertilidade nas mulheres, auxilia possíveis distúrbios da menopausa e  Na forma de emplastro: É excelente coadjuvante no tratamento de furúnculos, abscessos, tumores, quistos sebáceos, verrugas, queimaduras (evita inchaço e dor), hemorróidas, para baixar a febre, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário