quinta-feira, 13 de junho de 2013

Letra M


M

Mandioca ( Aipim/Macaxeira):

Origem: A mandioca já fazia parte da alimentação de várias tribos indígenas na época do descobrimento do Brasil; é chamada de “pão dos índios”.
Tipos: Há, ainda, a considerar os seguintes tipos:
Vassourinha - pequena e fina, com miolo bastante branco - cozinha rápido e por igual; Amarela ou gema: com casca carnosa e miolo amarelado, que fica mais escuro quando cozida.; também cozinha rápido;Cuvelinha - fácil de ser cultivada, é uma das variedades mais apreciadas; Manteiga - pequena e bastante tenra, também tem um sabor muito agradável.
Modo de preparar:  A forma mais usual é cozinhar em água e sal; - Colocar a mandioca somente quando a água estiver fervendo; - Não tampar a panela, para que o ácido cianídrico desapareça. Tempo de cozimento: Quando a mandioca é de boa qualidade, bastarão, apenas, 15 ou 20 minutos.
Modo de consumir: à É um alimento bastante versátil, podendo ser usado também das seguintes maneiras:
Em forma de farinha; Frita (embora nunca se deva consumir frituras); Pão; Cuscuz; Polvilho; Tapioca; Xinxim de galinha; Virado à Paulista; Bolos e bolinhos; Torta; Pudim; Ensopado; Salada; Farofa; Purê; Sopa; Nhoque; Bobó de camarão (é um dos ingredientes mais importantes); Pirão; Paçoca; Polvilho Doce ou Azedo (com este, prepare-se o famoso pão-de-queijo mineiro); Tucupi (prato típico da Amazônia: água da mandioca + sal + pimenta + alho); Maniçoba (prato típico da Bahia, Norte e Nordeste; Vaca ou galinha atolada (oriundo de São Paulo, tem este nome, porque o alimento fica “atolado”, isto é, todo imerso na mandioca.
Valor Calórico: 100 gramas de mandioca cozida fornecem 119 calorias.
Indicação Terapêutica: Farinha: - Com ela, preparam-se cataplasmas para debelar abscessos, inflamações superficiais e até mesmo queimaduras leves; Raiz cozida: eficiente coadjuvante no combate a diarréias (torna as fezes mais rígidas); Mingau: recomendado para crianças, convalescestes em geral, e também para pessoas idosas.



 
Maxixe:
 
Origem: O maxixe é uma hortaliça originária da África que, ao chegar no Brasil em tempos coloniais, trazida pelos escravos, acabou tornando-se um ingrediente típico da culinária do Nordeste. O nome maxixe é originário da língua africana Banto. É da mesma família da abóbora, pepino, melão e melancia.
Modo de consumir: Cozido: fica delicioso, quando colocado na panela do feijão que está a cozinhar; Refogado: nesses dois casos, convém colocar o maxixe no final, evitando excesso de cozimento; Cru: em rodelas, com sal e limão – ideal, porque todos os nutrientes são mantidos intactos; Maxixada”: prato típico nordestino, em que o maxixe é cozido junto com outros alimentos, tais como carne, abóbora (jerimum), quiabo, tudo devidamente temperado; Salada: usando-se frutos mais verdes.
Indicação Terapêutica: Auxilia no combate e prevenção dos distúrbios da próstata; Diminui o depósito do mau colesterol; Acaba com aquelas manchas brancas das unhas; É bom coadjuvante de cicatrização de ferimentos diversos.
Valor calórico: 100 gramas de maxixe fornecem 5,1 calorias.
 
Milho Verde:
 
Origem: Embora muito apreciado pelos índios norte-americanos, o milho verde, na verdade surgiu na América do Sul.
Tipos: Verde; - Maduro; - Para pipoca; - Para canjica (ou munguzá).
Modo de consumir:
Verde: - Espiga completa: assada na brasa ou cozida; - Grãos podem fazer parte de saladas, ou como componentes de inúmeros pratos;
Maduro: - Matéria-prima para o fabrico de: - farinha; - óleo; - xarope; - fécula; - fubá; - pipoca; - pamonha; - curau; - cremes.
Valor calórico: 100 gramas de milho verde cozido fornecem 132 calorias. 
Indicação Terapêutica: Grande auxiliar do sistema nervoso; - Devido às fibras, melhora o funcionamento dos intestinos; - Aumenta a resistência orgânica. 
 
 
Mostarda:
 
Características: Fresca: Tem sabor bastante amargo, cujas folhas são confundidas com as do brócolis, tanto no tamanho como na forma; a maneira de distinguir, é observar o tipo de flores da mostarda (amarelas e que nascem da haste principal da planta);
Desidratada: Usada para fabricar um condimento, de sabor bem picante. É adicionada a vinho ou vinagre, e outros temperos, com sabor variando entre o extra-forte, suave e médio, bem como na cor, que poderá ser branca, negra ou marrom.
Modo de consumir: Ela pode ser consumida crua, bem picadinha, em saladas; - cozida; - em tortas; - em sopas; - em sanduíches, mas é preciso cuidado, quando misturar com outros alimentos, porque o seu sabor muito forte, pode sobressair.
Valor Calórico: 100 gramas, fornecem 31 colorias apenas.
Indicação Terapêutica:  Sua ação pode ser anti-séptica, digestiva ou desinfetante.
 


                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário